terça-feira, 23 de março de 2010

Salmo 116:10-14

Cri, por isto falei: estive muito aflito.

O salmista crendo abriu o seu coração a Deus. O termo crer aqui colocado é da mesma raiz da palavra Amém. A crença que o salmista depositou não era uma simples confiança de que as coisas poderiam melhorar, ou que talvez no futuro as coisas não estivessem tão ruins. Havia uma certeza absoluta que em Deus ele poderia descansar sua alma (Vs7). E assim, crendo no Deus que tem poder sobre todas as coisas ele poderia depositar sua aflição. O termo aflito também nos chama atenção na língua hebraica, pois é a mesma palavra para os que são afligidos socialmente, aqueles que na lei não se deve retirar a capa, pois é tudo o que lhes resta (Ex. 22.25-26). Também aqueles que foram gravemente feridos (Is 51.21). E também os que estão numa profunda depressão na sua alma. O termo “muito” aponta para a intensidade da aflição do salmista, estava em profunda agonia, dor, depressão é possível que não tivesse nem onde deitar a cabeça, ou vestir-se ou ainda comer.

Todo homem é mentira.

Enquanto padecia, o salmista via que em ninguém poderia confiar “todo homem é mentira”, não havia a quem recorrer, a depressão o tinha deixado desconfiado de todos, talvez pensasse que cada pessoa que cruzasse o seu caminho o queria destruir, em meio aquela terrível situação, que esperava receber auxílio dos mais próximos, mas isto não aconteceu, não havia em quem confiar, não bastava a dor a solidão se apossou dele.

Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? 

É nesta grande desgraça, que o Senhor ouviu a aflição do seu servo. Quando não podia confiar em mais ninguém, quando se sentia só, pobre, faminto, talvez num estado quase de morte, ao menos a dor da angustia deveria fazê-lo desejar a própria morte. É por isto que o Salmo se inicia com estas palavras de alegria e júbilo: AMO AO SENHOR, PORQUE ELE OUVIU A MINHA VOZ E A MINHA SÚPLICA. Deus mudou a situação de dor e sofrimento e fez o salmista sentir alegria novamente em sua alma. Por isto, o salmista questiona o que poderia fazer para agradar àquele que fez o que ninguém poderia fazer por ele. Qual seria a ação de graças para alguém que tinha perdido tudo e moribundo estava, mas que agora os raios de sol da alegria brilhavam o seu rosto? A resposta vem em seguida:

Tomarei o cálice da salvação, invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao senhor, agora, na presença de todo o seu povo.

O cálice, que em sentido figurado pode ser tanto negativo quanto positivo, aqui é colocado da forma mais positiva que poderia ter, o cálice que transborda do Salmo 23, o cálice da salvação. A palavra “salvação” que no hebraico é a conhecida Yeshua é também a raiz do no de Jesus. Obviamente esta salvação aqui colocada pelo salmista tem uma grande amplitude, pois é a salvação da tristeza, da dor, da angustia, da depressão, da opressão social. E todas aquelas mazelas nas quais o salmista estava envolvido, porém, há um sentido mais profundo desta salvação que é a redenção em Cristo Jesus. Tomar o cálice de Yeshua, a água da vida, na qual aquele que beber nunca mais terá sede. O salmista não só se apropriará da salvação em Cristo, como também invocará o seu poderoso nome. O nome do Senhor é convocado, o salmista convida o Senhor para estar continuamente em sua vida, como o Ser soberano sobre todas as coisas. Deus é adorado continuamente, invocado na vida do salmista. E por fim, as obras que são cabidas aos crentes. Os votos, a obediência a santa lei de Deus. A busca pela santidade, a reverência e a honra. E isto não é feito num quarto escondido, mas na frente de todos, para que todos saibam que o salmista foi auxiliado pelo grande Deus, e que este Deus é Deus de amor, e o Deus que responde. 

Um comentário:

  1. Mensagem que nos aconselha, nos anima e nos faz entender que precisamos do Senhor Jesus e confiar a cada dia mais no seu amor e do que ele pode fazer em nossa vida!!!!! vocês estão de parabéns pelo site

    ResponderExcluir