sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Por que não ir ao Usina 21

Talvez você esteja surpreso porque alguém gastaria tempo escrevendo contra um evento cristão, que tem o objetivo de refletir e discutir políticas públicas em favor da justiça social em nosso país. Se você pensou isso, então tente ler até o final para entender o meu ponto de objeção.
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, comentando sobre um caso de incesto na igreja e a aparente negligência dela em disciplinar aqueles que estavam em pecado, diz que a igreja estava confiante e orgulhosa naquilo que não era confiável, porque um pequeno problema pode estragar tudo[1]. É neste princípio que está minha motivação para escrever este texto. Digo isso, porque, já tendo ido ao Usina 21, vejo que há coisas muito boas neste evento.
A música é um ótimo exemplo pra começar. A presença da banda Palavrantiga, que foi a motivadora de eu ter ido ao Usina 21 em anos anteriores, mostra que o evento incentiva a boa música com bom conteúdo. O próprio tema do Usina 21 é de grande relevância. Precisamos pensar na justiça social. Precisamos perceber que a igreja foi chamada também para amparar o pobre, o órfão e a viúva[2]. Que a igreja precisa ser relevante na sociedade sendo a consciência moral do Estado. Tudo isso é extremamente importante, e não deve ser deixado de lado.
Por outro lado, não podemos ser confiantes em acreditar que não há problemas e que os problemas não são importantes. Na verdade, meu objetivo é mostrar que este evento não é tão saudável assim para um cristão sincero que quer discutir de verdade politicas públicas dentro de uma perspectiva bíblica. Os meus motivos estão ligados aos nomes de pelo menos dois palestrantes, que tentarei mostrar quais as suas linhas de pensamento, buscando fazer o leitor refletir se vale à pena ir ao evento para ouvi-los:

1.     Leonardo Sakamoto – A presença dele, que já se repete no Usina, é um grande mistério pra mim. Digo isso porque, ao que me parece, Sakamoto não é cristão, e pior, é um crítico do cristianismo. O seu blog, que se dedica a criticar geralmente a violência e o trabalho escravo, está recheado de textos criticando e até ridicularizando os cristãos. Num texto postado em 30/03/2013, Sakamoto nos diz sobre o seu conhecimento da Bíblia: “Mas o discurso fácil que, consumido, decantado, enraizado e ativado, transforma a massa em turba provoca distorções de entendimento sobre as palavras que estão na origem da fé das pessoas. Estudei em escola adventista por nove anos e, ao mesmo tempo, participei bastante da vida na igreja católica perto de casa, tendo sido até coroinha. Por conta, sei razoavelmente o que está escrito nos evangelhos – inclusive nos apócrifos, bem mais interessantes, mas isso é outra história. E, certamente, não é esse discurso de intolerância que grassa em muitos cultos, dos católicos aos neopentecostais”E também faz uma “brincadeirinha” postanto, num outro texto, de 29/05/2012, um vídeo onde “cientistas gays” teriam achado o gene cristão[3]Sua visão política, notoriamente marxista[4], nos faz pensar que os organizadores do Usina têm um perfil muito delineado de ideologia para o evento, e um cristão, que tem conhecimento básico sobre a ideologia marxista, perceberá que a presença de Sakamoto neste evento é um ataque à fé cristã.

2. Ed René KivitzKivitz é pastor batista, conhecido por suas pregações emotivas e contundentes. O problema é que ele tem se mostrado, entre outras coisas, um universalista. Em uma pregação sobre o livro de Romanos, Kivitz afirma o seguinte[5]: “Nós não temos de sair anunciando: ‘Olha, você é um pecador miserável, você está condenado ao fogo do inferno. Deus está irado contra você, Deus não vai deixar barato a sua maldade. Deus vai cobrar de você cada ato, cada pecado, cada transgressão, cada expressão do seu caráter mesquinho, Deus vai cobrar, vai exigir e vai cobrar muito caro. Mas você tem oportunidade agora de entregar sua vida a Jesus. Eu não acho que isso aqui é uma boa notícia. Eu acho que boa notícia seria assim: ‘Você é um filho de Deus, você é uma filha de Deus, Deus não está irado contra você[6]. Deus ama você. E eu queria dizer a você que você não é obrigado a viver uma vida miserável. Porque o poder da ressureição de Jesus e o sopro de vida de Deus, que a Bíblia Sagrada chama de Espírito Santo. Esse vento que é a vitalidade de Deus e a própria pessoa de Deus comunicando vida. Esse Espírito como Deus que habita em nós. Você não está condenado a viver uma vida miserável, porque o Espírito de Deus já age na sua vida’”[7] [sic] (grifo nosso). E se isto ainda não convenceu você, leia isso: “Eu fica imaginando, quando estivermos no Céu, o susto que nós não levaremos. Eu tenho este desejo de, na ressureição, ver o Céu povoado por toda raça humana. E alguém vai dizer assim: ‘Como foi que eu vim parar aqui?’. E ai, você se tiver lá, você vai virar pra alguém do seu lado e falar assim: ‘Como foi que eu vim parar aqui?’. Se quem estiver do seu lado for uma pessoa que foi crente, que conheceu a Bíblia, o Evangelho, diz assim: ‘Você veio parar aqui porque Jesus te trouxe’. E se a pessoa perguntar assim: ‘Como é que eu consegui chegar aqui?’. Aí, o camarada que era crente, aqui, nesta terra, antes de chegar lá, vai virar: ‘Não, não é que você conseguiu chegar aqui. Inclusive se dependesse de você, você nem teria vindo. Jesus te trouxe. Porque Jesus quando morreu na cruz ele incluiu você, e levou com ele todo o seu pecado e toda a sua rebelião...”[8] [sic] (grifo nosso). A pregação é longa e você poderá assistir toda se quiser. Mas não há dúvidas da proposta dele. Ele quer acreditar que o inferno está vazio e que mesmo aqueles que não criam e nem conheciam a Cristo irão, através dele, para o Céu.

Muito mais poderia ser dito sobre o evento, mas acredito que as razões aqui nos transparecem com certa clareza o conteúdo ideológico deste evento. O que se espera de um evento que compõe em seus palestrantes um grupo tão diferente de crenças ou teologias, unidos por um objetivo, que não é Cristo, mas uma ideologia marxista? Ou a facilidade em abandonar certas doutrinas centrais da igreja cristã. A presença de Sakamoto e Kivitz nos deixa com certa clareza do objetivo do evento.
Espero que este texto não tenha sido enfadonho, mas esclarecedor e tenha deixado o leitor com uma pulga atrás da orelha. Se isso acontecer, meu objetivo foi cumprido. Desejo, em Cristo, que a juventude esteja cada vez mais disposta a falar sobre o Evangelho e justiça social, mas que faça isso com a base correta, por meio da revelação da Escritura.




[1]  “O vosso orgulho não é bom. Não sabeis que um pouco de fermento faz com que toda a massa fique fermentada?”. (1 Co 5. 6 Almeida Século 21).
[2] “A religião pura e imaculada diante do nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas dificuldades e não se deixar contaminar pelo mundo”. (Tg 1.27 Almeida Século 21).
[4] Se você quer saber por que isso é ruim, leia esse texto e outros da autora: http://normabraga.blogspot.com.br/2010/03/por-que-nao-sou-de-esquerda.html
[5] Link da pregação completa: http://vimeo.com/42828523.
[6] Apóstolo Paulo não concordaria: “Pois a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens, que impedem a verdade pela sua injustiça”. (Rm 1.18 Almeida Século 21).
[7] Sequência do vídeo: ~36:00-37:33.
[8] ~40:38-41:57.

4 comentários:

  1. Precisa fazer um texto desencorajando a acompanhar o missão integra o Réne está lá tbm.

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    1. É que aquele congresso é direcionado a quem já tem interesse neste visão. O Usina é um cavalo de Troia.

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  2. Meu, só tem esquerdista lá. Por isso o Sakamoto, Bezerra, etc...Ninguém ali está comprometido com o "evangelho". Ali tem "cristão" pró-aborto, pró-feminismo. Vixe...

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  3. Esse pessoal órfãos da VINDE (que abriram o caminho de Lula e o PT entre os evangélicos) não aprendem.

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